No último sábado, 13 de abril, a Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (ASTCOM) realizou uma excursão para que seus associados pudessem embarcar no circuito turístico-cultural localizado em Ribeirão Pires, um município do Estado de São Paulo que representa o elo entre o planalto e o litoral paulista, sendo também ponto de passagem de indígenas, jesuítas, mercadores, tropas e viajantes na busca pelo ouro.
A temática oriental foi o maior destaque no passeio, pois o lugar é carregado de muita história e cultura local. O circuito foi focado nas influências orientais ainda presentes na cidade, apresentando traços da cultura nipônica. Contemplar a natureza, sua preservação e a sustentabilidade ambiental foi o principal objetivo da excursão.
Logo na chegada, os associados passearam no barco Koryu, indo até a Torre de Miroku, sede do Templo Luz do Oriente, lugar que encanta pelo cenário paradisíaco. Após o passeio de barco, o Parque Municipal Milton Marinho de Moraes (também chamado de Parque Oriental), localizado às margens da Represa Billings, foi a grande atração.
O parque reúne inúmeros elementos da cultura japonesa, com destaque para o Portal de Entrada, o Pavilhão de Exposições, o Jardim Oriental, o Jardim Zen, a Casa do Origami, o Monumento Sadako Sasaki e por fim, a trilha composta por 260 pedras esculpidas para o parque. Na parte da tarde, após o almoço, foi o momento de conhecer a Praça Mitio Tanaka e, enfim, a Vila Doce, no centro da cidade.
O dia foi muito proveitoso e extremamente importante na aquisição dessa bagagem histórica. Confira o álbum de fotos no Instagram da ASTCOM-SP (Parte 1 – Parte 2 – Parte 3) e no Facebook (clique aqui).