Encontros Plurais recebe Eduardo Jorge para falar sobre SUS e meio ambiente no contexto da pandemia

Encontros Plurais recebe Eduardo Jorge para falar sobre SUS e meio ambiente no contexto da pandemia

O novo coronavírus colocou em cheque a eficiência dos sistemas de saúde mundiais frente a crises sanitárias sem precedentes. Além da sobrecarga no atendimento aos infectados, ficou em evidência a ausência de um sistema público e universal de saúde em muitos dos países mais afetados. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) dá suporte ao enfrentamento da pandemia. Para falar sobre a importância do SUS no contexto da crise de saúde atual, o programa de entrevistas Encontros Plurais recebe, em ambiente virtual, o médico sanitarista Eduardo Jorge, dia 12 de junho, às 15h.

Iniciativa da Escola Superior de Gestão do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, o programa levanta reflexões pontuais sobre políticas públicas e soluções possíveis para os problemas mais caros à cidade de São Paulo. O jornalista Florestan Fernandes Jr. e o diretor-presidente da Escola Superior de Gestão do TCMSP, Maurício/Xixo Piragino, conduzem a entrevista, que será transmitida ao vivo pelo Facebook e Youtube da instituição de ensino.

O convidado desta edição, Eduardo Jorge, foi deputado federal e por duas vezes secretário municipal da Saúde de São Paulo. Na cidade, também esteve à frente da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, onde criou o Programa Carta da Terra, ampliando a área verde protegida do município de 15 milhões de metros quadrados para 45 milhões.

 Em meio à pandemia, além de contextualizar o SUS, da sua criação na Constituição de 1988 até os desafios que enfrenta na atualidade, o médico vai falar sobre as consequências ambientais da crise sanitária na cidade de São Paulo. Com o isolamento social e a baixa atividade humana nos últimos meses, impactos positivos têm sido observados, como a diminuição dos níveis de poluição do ar e de emissões industriais. De acordo com análise realizada no início da quarentena pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), os níveis de monóxido de carbono – indicador da emissão em veículos leves em grandes centros urbanos, caíram consideravelmente.

Serviço: Programa Encontros Plurais – entrevista com Eduardo Jorge. “A construção do SUS e a visão de meio ambiente na cidade de São Paulo”. Dia 12/06, às 15h. Transmissão ao vivo.

 Eduardo Jorge é médico sanitarista pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Iniciou a vida pública em 1960 no movimento estudantil. Foi deputado federal e por duas vezes secretário municipal da Saúde de São Paulo. Na cidade também esteve à frente da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Veja Mais

APOIO ASTCOM

A ASTCOM convida a todos para o lançamento da obra: ➡ “Almas gêmeas em corpos trocados” por Carlos Eduardo Milito e Marcos CunhaEditora Luz do Amanhã 🗓 04.02

Saiba Mais »