Cineclube do TCMSP exibe documentário sobre trabalho autônomo e Carnaval

Cineclube do TCMSP exibe documentário sobre trabalho autônomo e Carnaval

O recém-inaugurado Cineclube da Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) exibe, gratuitamente, no sábado, dia 15 de fevereiro, às 15h30, o documentário “Estou me guardando para quando o Carnaval chegar (2019)”, do diretor brasileiro Marcelo Gomes. A narrativa acompanha o cotidiano frenético de trabalhadores de pequenas fábricas de roupas em Toritama, no agreste de Pernambuco, que contam os dias para aproveitar o Carnaval, único momento de lazer do ano.

Às margens do rio Capibaribe, Toritama tem cerca de 45 mil habitantes. Deixando de lado a agricultura e pecuária familiar, os moradores decidiram ser donos do próprio negócio e trabalhar por horas a fio em fábricas caseiras de jeans, conhecidas como facções. A produção anual de 20 milhões de peças abastece todo o Brasil e impulsiona o comércio na cidade.

O cineasta Marcelo Gomes, que é recifense, passava por Toritama com o pai quando criança, e já adulto, fazendo o mesmo percurso, se surpreendeu com a transformação que a cidade sofreu com o tempo. De pacata e silenciosa, Toritama já ostentava outdoors com os dizeres “capital brasileira do jeans” e o barulho do maquinário usado nas facções. Percebeu que a forma como os toritamenses lidavam com o tempo nas fábricas de jeans, consumindo muitas vezes 14 horas de seu dia, em um contraponto com a maneira descompromissada que abandonavam a cidade e a produção na época do Carnaval daria um bom filme.

O documentário fez parte da seleção oficial da Mostra Panorama do Festival de Berlim e recebeu Menção Honrosa da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD-SP), além do prêmio da crítica no Festival É Tudo Verdade 2019.

O cineclube da Escola de Gestão do TCMSP irá exibir, gratuitamente, todo mês, dois filmes, de um catálogo de títulos nacionais e internacionais. A sala de exibição faz parte do Circuito Cineclubista da Spcine, empresa de cinema e audiovisual ligada à Secretaria Municipal de Cultura.

Haverá um debate após a exibição do filme.

 Serviço:

Cineclube da Escola de Gestão do TCMSP. Documentário “Estou me guardando para quando o Carnaval chegar”. Sábado, dia 15/02, às 15h30. Classificação livre. Av. Professor Ascendino Reis, 1130 – portaria B. Entrada gratuita.

Veja Mais